Como organizar e expor produtos em seu mercado de forma atrativa

Muito se discute quanto aos novos métodos de merchandising*, cada vez mais eficientes em atrair clientes para dentro das lojas. Ainda assim, organizar e expor produtos de forma atraente em um mercado pode ser um dilema difícil de resolver. Tipos de prateleiras, gôndolas e expositores que devem ser utilizados na composição de layout do mercado, a quantidade de mercadoria que deve ser exposta e como organizá-la são ferramentas que podem te induzir ao êxito ou ao erro. Isto é, um ambiente bem pensado a respeito de sua arquitetura comercial é imprescindível para chamar a atenção no varejo.

Neste artigo, reunimos 6 passos que te ajudarão a planejar as melhores maneiras de expor a mercadoria em sua venda, proporcionando sensações capazes de atrair e fidelizar cada vez mais clientes. Temos certeza de que algumas dicas vão te surpreender, então, fique atento(a) e leia até o final!

*merchandising: processo de exposição de produtos de maneira sedutora aos clientes.

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6 passos para organizar e expor produtos em sua venda

1. Categorizar produtos

Em primeiro lugar, é fundamental a separação e organização de produtos com base em categorias. Permitir que o consumidor se localize com facilidade dentro do estabelecimento é crucial, pois não achar o que está procurando por não haver sinalizações a respeito dos pequenos grupos de produtos pode tornar uma primeira experiência no seu comércio em algo desagradável. Paralelamente, é necessário construir uma ordem lógica ao decorrer do caminho entre os corredores, para que tudo faça ainda mais sentido. Pequenos detalhes de disposição fazem toda diferença.

2. Destacar itens em promoção

É muito importante dar visibilidade as campanhas de promoção, queima de estoque e redução de preço, isso porque, querendo ou não, acaba sendo um chamariz para o consumidor considerar e refletir sobre as melhores escolhas na hora da compra. Caso estes produtos não estejam com indicações de preço aparentes, é possível que ninguém perceba essas promoções. Por isso, invista em banners e cartazes que impreterivelmente estejam com os preços atuais de venda, para que não ocorra nenhum tipo de confusão. Nada de informações mal transmitidas, combinado?

3. Priorizar níveis de visão

Esse é um ponto elementar. As reações sensoriais quanto ao campo de visão quando se trata do comportamento do consumidor categorizam pontos os quais possuem maior relevância e influência. Em um primeiro momento, o cliente voltará a sua atenção para a altura dos olhos e, após, para a linha da cintura. Só então, buscará os níveis acima da cabeça e abaixo da cintura. Isso significa que é importante destinar itens de maior procura e margem de lucro para as primeiras regiões a terem a atenção do freguês, influenciando suas escolhas. Assim como a famosa história das fraldas próximas à cerveja em um supermercado, busque entender hábitos, organize os produtos conforme o desejo de compra do público-alvo, seja adulto ou infantil.

4. Decoração temática

Investir em decorações de feriados nacionais e em displays diferentes para expor os produtos de maneira atrativa não é desperdício de dinheiro. Uma decoração bem feita em conjunto com displays que chamem a atenção do cliente para uma marca ou produtos novos fazem a diferença. Assim, retomamos a importância de causar sensações em seu público-alvo, por isso, busque explorar os 5 sentidos humanos. É importante atrair potenciais compradores para dentro do seu estabelecimento, e encantar pela visão é uma ferramenta lucrativa quando falamos de merchandising. Mas atenção: cuidado com exageros! Capriche na escolha de decorações, mas preze pelo bom senso.

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5. Escassez de mercadoria exposta

Nunca imaginou isso, não é? Por mais estranho que pareça, colocar poucas unidades de produtos expostos aos visitantes do seu mercado pode ser uma aplicação muito eficaz. Em outras palavras, é deixar uma “pulga atrás da orelha” do cliente que não irá saber se ainda há estoque do produto de desejo, sendo impelido à compra pela dúvida de talvez não o encontrar novamente em outro momento. Em contrapartida, com muitos itens disponibilizados nas gôndolas, a urgência de compra não existe. Nesse caso, menos é mais. Por isso, priorize expor apenas o suficiente para alguns dias, reponha as mercadorias com mais frequência.

6. Iluminação estratégica

Uma boa iluminação faz uma diferença inimaginável, muitas vezes desvalorizada na compra de materiais para construção. Já pensou entrar em um estabelecimento com iluminação ruim? Ou seja, ainda sobre estímulos sensoriais, é indispensável proporcioná-los para o sucesso do visual merchandising, e a visão é um deles. Perceba: um display de uma marca nova que precisa ser vista, se possui uma iluminação pontual em sua região, chamará muito mais atenção, concorda? Dessa forma, é recomendado o uso de lâmpadas e luminárias com número de IRC próximo de 100. Isso vai garantir que a fidelidade das cores dos produtos ofertados sejam mais precisos, atestando a qualidade de alimentos, por exemplo.


Estes 6 passos que apresentamos não são os únicos caminhos para o sucesso do seu varejo, mas é decerto que serão um pontapé inicial para expor e organizar seus produtos de forma atraente e, dessa forma, conquistar clientes fiéis e alavancar as vendas.

Assim, pode-se perceber que um comércio atrativo visualmente é essencial para o marketing. Entretanto, não é a única exigência para certificar a excelência do seu mercado. Também é necessário garantir que esteja vendendo produtos de qualidade para, dessa forma, fazer com que o consumidor volte ao seu negócio. Por isso, a DRL é a distribuidora ideal para adquirir os melhores artigos de mercado, dos produtos de higiene até os alimentos. Venha visitar o nosso catálogo e descubra um mar de possibilidades!

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